Como participar do programa Aluguel Social

Veja se voce tem direito!​

Veja como participar do programa Aluguel Social

Manter uma casa e uma família em pleno funcionamento, para a maioria dos brasileiros, é um grande desafio. Em algumas situações, o Aluguel Social é uma das poucas fontes de apoio de muitas famílias.

Veja se voce tem direito!

Para quem conhece seus direitos e está atento à movimentação dos Programas, o caminho é relativamente mais curto. Porém, muita gente não sabe de que se trata, e como conseguir.

A boa notícia é que, a ideia aqui é, exatamente, encurtar esse caminho para quem não sabe muito bem o que fazer. Após entender o funcionamento e o passo a passo para o acesso, você vai estar muito mais próximo de conseguir o Aluguel Social.

Conheça o Aluguel Social

Com certeza, o primeiro passo para conquistar o seu direito, é entender do que se trata. Apesar de o nome do Programa ser autoexplicativo, é importante conhecer os detalhes e o que envolve que promete ajudar a pagar seus aluguéis.

A verdade é que, o Aluguel Social existe para atender a algumas necessidades que possam surgir ao longo do caminho. A ideia é suprir temporariamente a ausência de moradia de famílias que perdem suas casas.

Aluguel Social

Como Se Inscrever no Aluguel Social

Acesse o site oficial do programa clicando no link abaixo

Preencha o formulário de inscrição com suas informações pessoais e detalhes sobre sua casa.

Ir para página de inscrição!

Veja Também:

Isso geralmente acontece em situações emergenciais. De maneira geral são ocorrências como enchentes, outras catástrofes naturais ou quando o poder público obriga que as famílias deixem suas casas por alguma razão.

Além disso, famílias em situação de extrema escassez também podem usufruir dessa ajuda. Para casos dessa natureza, o Programa é conduzido pelos que cuidam de levantar dados, analisar e prover uma ajuda mensal dedicada ao aluguel desses núcleos familiares.

Assim, quem fica em situação de vulnerabilidade no quesito moradia, pode acionar esse direito. Embora não seja  definitivo, por motivos óbvios, é um excelente respiro até que a família resolva seu problema de moradia ou seja incluída em outro programa habitacional.

É um programa definitivo?

O Aluguel Social não é algo definitivo. Mas isso não é de todo ruim. Afinal, o fato de a família não necessitar mais de aluda para o aluguel, é um sinal de a situação financeira ganhou uma melhoria significativa.

Apesar de não ser para sempre, o propósito é atender às famílias em questão por tempo suficiente. Mas, quem é que define quanto tempo é suficiente?

Como adiantamos acima, o tempo considerado suficiente é dedutivo. Isso quer dizer que, quando o auxílio é concedido por causa da vulnerabilidade social, ele pode cessar quando a situação financeira familiar der sinais de melhora. Ou seja, a ideia é que a ajuda se finde quando não for mais necessária.

Por sua vez, quando o auxílio for concedido em situações de emergência ou calamidade, o raciocínio é um pouquinho diferente. Nesse caso, como geralmente se trata de famílias que perderam suas moradias, de maneira geral, o Programa adota o auxílio como meio de socorro, até que consiga dar opções definitivas.

Seja qual for a situação, o Programa há de cessar em algum momento. Mas, claro, isso não é uma má notícia. Ao contrário, é uma esperança de que as coisas se resolverão.

Mas, se você precisa de ajuda, é importante que você saiba o que fazer para conseguir o seu direito. Afinal, provavelmente, essa ajuda não baterá em sua porta. Mas, ações simples podem fazer com que você receba o Aluguel Social muito mais rápido do que imagina.

Se quiser saber se tem direito e como solicitar o benefício, nós preparamos um passo a passo que vai te ajudar com isso.