Quer saber se é possível antecipar décimo terceiro? Essa é uma das dúvidas mais comuns de alguns trabalhadores assalariados.
Afinal de contas, o décimo terceiro salário é um benefício garantido por lei, funcionando como um pagamento extra, e pode ser um alívio financeiro significativo.
Contudo, será que tem como antecipar décimo terceiro? Veja abaixo todas as informações sobre!
O que é o décimo terceiro salário?
O décimo terceiro salário, conhecido também como gratificação natalina, é um benefício pago anualmente aos trabalhadores com carteira assinada e alguns segurados do INSS.
O valor do décimo terceiro varia de acordo com o salário e o tempo de serviço, sendo pago em duas parcelas: a primeira, de 50% do salário, geralmente é depositada em novembro, e a segunda, que completa o valor, é paga em dezembro, já com os descontos de Imposto de Renda e Previdência Social para trabalhadores CLT.
Esse pagamento é muito esperado, pois ajuda os trabalhadores a quitarem dívidas acumuladas durante o ano ou a realizarem compras e investimentos no período festivo.
Além disso, muitos utilizam esse recurso para cobrir despesas do início do ano, como IPTU e IPVA.
Quem tem direito ao décimo terceiro?
Trabalhadores formais sob o regime CLT têm direito ao décimo terceiro salário, incluindo categorias diversas, como temporários, rurais e avulsos.
Além disso, aposentados e pensionistas do INSS também são contemplados. No entanto, quem recebe benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não tem direito a essa gratificação.
Para os trabalhadores CLT, o décimo terceiro pode ser um bom suporte financeiro no final do ano e a possibilidade de antecipar décimo terceiro pode ser uma opção a ser considerada.
É possível antecipar décimo terceiro?
Sim, é possível antecipar décimo terceiro, principalmente para trabalhadores com carteira assinada.
Para isso, o funcionário pode solicitar um adiantamento diretamente à empresa. Muitas organizações oferecem essa opção, especialmente quando o funcionário tira férias ou se enfrenta dificuldades financeiras.
Todavia, a importante ressaltar que não há uma obrigação legal que exija que as empresas realizem esse adiantamento, mas é uma prática comum em algumas delas.
Além disso, outra alternativa para quem não pode contar com o adiantamento na empresa é a contratação de um empréstimo pessoal que permita antecipar décimo terceiro.
Algumas instituições financeiras oferecem modalidades específicas de empréstimo com base no valor do 13º salário.
Assim, ao solicitar o empréstimo, o trabalhador recebe o valor de imediato e paga a dívida com juros posteriormente.
Como antecipar meu décimo terceiro?
Para antecipar décimo terceiro, o primeiro passo é consultar o departamento de recursos humanos ou financeiro da sua empresa.
Logo, pergunte se existe a possibilidade de solicitar um adiantamento do décimo terceiro. Muitas empresas têm políticas específicas para isso e, se for o seu caso, poderá garantir um suporte financeiro valioso.
Se essa opção não estiver disponível, você pode buscar empréstimos pessoais. Ao optar por essa alternativa, é importante pesquisar as condições oferecidas, como taxas de juros e prazos de pagamento.
Algumas instituições podem ter condições mais vantajosas, portanto, compare diferentes opções antes de decidir.
Lembre-se também de avaliar se a antecipação do décimo terceiro é realmente necessária e se não haverá compromissos financeiros no futuro que podem impactar sua saúde financeira.
Qual banco faz antecipação do 13°?
Vários bancos permitem antecipar décimo terceiro, como: